quarta-feira, 23 de junho de 2010

Edição 14 Jan / Fev - 1994 História Título: Gestão Nurient em sistemas de hidroponia - Parte 2

Edição 14
Jan / Fev - 1994
História Título: Gestão Nurient em sistemas de hidroponia - Parte 2
Autor: Rick Donnan

Parte 2 - Princípios Gerais

Houve muitos artigos escritos sobre a formulação de nutrientes e hidropônico é um tema discutido em profundidade na maioria dos livros hidropônico. No entanto, quase nada foi escrito sobre o gerenciamento de alimentação em sistemas hidropônicos, que é um assunto muito mais importante. Na prática, não existe tal coisa como uma solução perfeita de nutrientes. Mesmo que uma app solução nutritiva alimentação aparentemente próximo do ideal, se não for gerida de forma adequada que acabará por ter pro nutricional:) MS. A primeira parte da série apresenta os princípios envolvidos na gestão de nutrientes. Parte 2 descreve o gerenciamento detalhado de "fechado" sistemas "e" aberto "sistemas.

Qualidade da Água
que a qualidade da água bruta usar terá um grande impacto sobre o tipo de cultura que pode crescer, o sistema que você crescer, e como gerenciá-lo. Em termos de soluções de nutrientes, pela qualidade que quero dizer os sais (íons) dissolvido na água. Isso só pode ser encontrada por conta da água químico automaticamente analisados. Se você usa a água da cidade a autoridade de água será normalmente capaz de proporcionar isso para você. Se você usar o furo, barragem ou água corrente, etc, você precisa enviar uma amostra para análise.

Problema íons em fontes de água
Os iões mais comuns no abastecimento de água, que influenciam a nutrição das plantas são:

Sódio (Na +) e cloreto (Cl-) - componente do sal comum. Estes ocorrem normalmente em conjunto e não são tomadas até qualquer grau pela maioria das plantas, principalmente de sódio. Portanto, eles tendem a acumular-se presentes em quantidades significativas. Isso é mostrado na Figura 3. Cloreto é realmente um oligoelemento (micronutrientes), mas geralmente está disponível na concentração muito maior do que o necessário para a nutrição. É por isso que quase nunca é incluída nas formulações.

Ferro (Fe ...). Embora o ferro é um micronutriente, desta forma ele se oxida rapidamente e precipita-se como a ferrugem, o que torna disponível como um nutriente. Na prática, isso pode dar pro blemas, principalmente através do bloqueio gotejadores, de forma a precipitação é mais acelerado pela aeração da água, seguido de decantação e filtração.

Cálcio (Ca+ +) e magnésio (Mg+ +). Estes são con tituintes em água dura. Como principais nutrientes (macronutrientes entos) são utilizáveis na solução nutritiva. Sua presença deve ser permitido no cálculo das formulações.

Bicarbonato (HCO3). Também um componente em água dura. Não é um nutriente, mas é alcalino e elevar o pH. Terá de ser neutralizada por ácido fosfórico ou nítrico normalmente. A quantidade de fósforo equivalente ou nitrogênio adicionado deve ser permitido no cálculo das formulações.

Boro (B). O boro é o micronutriente com o menor intervalo. Se estiver presente na água pode ser omitido de sua formulação. Ela pode se tornar um problema se a sua concentração é superior a 1 ppm, ou mais baixos para as culturas sensíveis. Isso só ocorre em poucas fontes de água.

Suprimentos níveis elevados de sal na água
O nível de sais que podem ser tolerados na água depende da sua composição e que cultura é para ser cultivada. Até 50ppm do sódio pode ser tóxico para as plantas, como alface, baga da palha e rosa. Ao contrário do tomate poderia lidar com mais de 200ppm. Devido à acumulação que vai desenvolver, o abastecimento de água com o aumento de sólidos dissolvidos fará gestão mais crítica. Além de um certo limite, dependente, após a colheita, sistemas de recirculação se tornará inadministrável. Sistemas de recirculação não pode continuar a ser usado, mas com o aumento da porcentagem de run-off. Eventualmente, a água se torna tão ruim que é inútil em qualquer sistema. Neste caso, a única solução possível é remover a maior parte dos sais da água, normalmente com osmose reversa.

Tratamento da Água
Se correctamente geridos de osmose reversa é capaz de reduzir os sais dissolvidos para níveis muito baixos. O componente principal e mais cara de uma osmose inversa (RO) máquina é a membrana. A eficiência e vida útil da membrana é muito dependente da qualidade da água que está sendo bombeado através dele. Muitas vezes, pré-tratamento químico, como a remoção de ferro, é necessário que o equipamento funcione de forma eficaz, e dar a vida membrana razoável. O sistema de descarga de uma máquina de RO é mais concentrado do que o de entrada e isso pode ser inaceitável em algumas circunstâncias.

Uma alternativa é coletar a água da chuva. Isso pode ser usado direto se suficiente disponível ou em mistura com o fornecimento de água mais pobres para torná-lo mais aceitável. Infelizmente, em muitas áreas do Brasil, a chuva é tão irregular que, quando você mais precisa de água doce é quando não há nenhum disponível.

Existem outros contaminantes na água bruta que necessitam atenção ção, mas vou mencioná-los apenas brevemente.

Suspenso questão deve ser resolvida fora, se possível, e removido. Bom final de filtragem com um filtro de areia, por exemplo, pode evitar muitas das gotejador bloqueios sentidos por alguns produtores. A água deve ser livre de doenças (patógenos). água da cidade é normalmente seguro, mas outras fontes devem ser ster ilised, mais comumente por cloração. A água também precisa ser livre de venenos vegetais (fitotoxinas).

Fertlisers
Há uma gama muito ampla de fertilizantes comerciais disponíveis "e uma gama ainda maior de formulações publicado. Então, como você dizer quais utilizam? Estou obviamente motim vai rec mendar qualquer marca comercial individual. O que eu vou fazer é dar a alguns princípios de orientação.

Misture seu próprio, ou Comprar Premix?
Em primeiro lugar, você mistura o seu próprio, ou você comprar um tiliser fer preparado? Para o novato, sobretudo, o melhor é comprar um premix. Para amadores, se parte do recurso da hidroponia é a mistura de nutrientes o seu próprio, então vá em frente. O aquarista sem este interesse está provavelmente aconselhado a ficar com a pré-mistura. Criação de misturar sua própria exige a compra de uma escala de capacidade moderada preciso mais uma escala muito pequena precisa de fertilizantes Trient ob.

Para o agricultor comercial existem opções similares. O produtor que administra o sistema de bem, e está recebendo soluções analisadas regularmente, deve, obviamente, misturar os seus próprios. Na verdade, não fazer isso elimina a oportunidade de fazer o ajuste mentos indicados pela análise.

No entanto, há produtores que nunca tenham feito uma análise e não têm interesse em precisão de pesagem fertilizantes. Eles são provavelmente melhor fora de comprar uma pré-mistura com a qual eles têm experiência e estão confiantes. Mistura de fertilizantes indivíduo dá uma poupança em custos directos de nutrientes, no entanto, existem custos de trabalho extra envolvido. Mais importante, se mesmo um erro grave é feito pode ser mais caro do que qualquer número de anos de poupança em fertilizantes. Infelizmente, tenho visto vários casos de perda total das colheitas através mis leva na mistura.

Tipos de adubos
Para o agricultor inexperiente há várias armadilhas para evitar maiores. Em primeiro lugar, é essencial para comprar um "adubo" hidropônico. Normalmente, estes seriam os únicos tipos abastecido por um varejista ou atacadista Ponic hidromassagem.
Infelizmente, os vendedores, às vezes, com promoção de um "adubo completo" como hidropônico. Estes são geralmente os fertilizantes de solos, contendo oligoelementos.

Infelizmente, eles são completamente inadequados para hidroponia. Normalmente, elas contêm ou não pouco cálcio (Ca+ +) ou magnésio (Mg + +), têm uma alta proporção muito, muitas vezes 50%, de nitrogênio na amônia (NH4 +) ao invés de formar predominantemente o nitrato (N03) forma como os adubos hidropônico, também têm um equilíbrio diferente de oligoelementos.

Existem outros fertilizantes projetada para a irrigação de culturas líquido solo pela irrigação por gotejamento. Isso também é conhecido como fertiga ção. Para o nosso propósito estes adubos são semelhantes ao "cornplete" tipos, e também devem ser evitados.
Como você reconhece esses fertilizantes? Verifique o seguinte: o cálcio (Ca), o conteúdo deve ser de aproximadamente o mesmo para 30% menor do que o nitrogênio (N). O magnésio (Mg), o conteúdo deve ser de cerca de 20% para 30% o teor de cálcio. Não mais do que 10% do nitrogênio deve ser no amônio (NH4) formam, e ninguém deve ser uréia.

Ocasionalmente, os produtores de saber, ou mesmo de forma deliberada, o uso desses adubos. O primeiro indício de problemas em potencial é o pH do r-un-off ou recirculação da solução. Devido ao alto teor de amônio e decresce de forma rápida e severamente, muitas vezes sob pH4. Com o tempo, a planta mostra evidentes sintomas gerais de stress crescimento deficiente, e falta de vigor.

Preparar alimentos de soluções
Existem basicamente duas opções de formas de misturar e usar a alimentação da solução nutritiva. Em primeiro lugar, a solução pode ser preparada na força de trabalho, digamos, um EC de aproximadamente 2mS/cm (milliSiemens / centímetros). Isso geralmente é feito em um tanque de tamanho adequado, que é preenchido com água e adubo, acrescentou. A solução é bombeada e ultrapassado de volta ao tanque por algum tempo, a fim de misturar o conteúdo do tanque.

Quando a mistura for concluída, a CE e pH da solução deve ser verificado e ajustado, se necessário. Se você não tem um metro, então uma armadilha para evitar é tomar cuidado para adicionar apenas adubo suficiente para o volume extra de água Ø22 f tiver adicionado ao tanque. Digamos que você adicione tiliser fer suficiente para fazer um tanque cheio de força que você precisa, mas o tanque não estava completamente vazio. A força verdadeira solução será então maior do que o planejado. Não só isso, mas torna-se progressivamente cada vez mais forte.

Este sistema também é utilizado por pequenos produtores comerciais. Especialmente se expandir, a escolha acaba se tornando um entre o custo de um novo sistema de mistura, versus o inconveniente de muitas vezes os tanques de mistura.

soluções concentradas de alimentos
Com o segundo método, geralmente instalado por conveniência, fertilizantes concentrados são usados.

Estes são tipicamente alimentados por injetores ou bombas de injecção de água ou solução nutritiva recirculante. A Troller con feedback é também muitas vezes instalado para manter o pH ea CE controlada.

A complicação surge quando se utiliza soluções concentradas, que são tipicamente 100 a 200 vezes mais forte que o normal soluções nutritivas. Neste cálcio força e mais do fosfato combinam-se para precipitar fosfato de cálcio insolúvel fosfato. Em menor medida, o sulfato de cálcio precipitado é também, como é o fosfato de ferro. Essas reações não são um problema na alimentação, nem forças do mal, porque estes compostos são suficientemente solúveis em tais forças muito mais fracas. Numa analogia grosseira, é fácil de dissolver uma colher de chá de açúcar em uma xícara de chá, dissolvendo 100 teaspoonsful é impossível.

Para evitar esta complicação a solução concentrada assim dividida em duas partes, geralmente referidos como "Parte A" e "Parte B". Esta divisão é separar o cálcio eo ferro do fosfato e sulfato. Portanto Parte normalmente contém o nitrato de cálcio e quelato de ferro. Parte B contém todos os outros fertilizantes. Estes são injetados em separado para o fluxo de água para dar uma solução de força de trabalho que é totalmente solúvel.

Obviamente, seria mais conveniente e reduzir o custo dos injectores, etc, se uma mistura única concentrado foi possível. Houve várias tentativas para fazer exatamente isso, mas eu ainda não sei de nenhum que tenha sido bem sucedida. Em termos simples, tem havido duas abordagens básicas para isso.
Uma delas é usar uma solução de fertirrigação, conforme descrito na seção pré vious. Isto conduz aos mesmos resultados, como observado anteriormente. A outra é a utilização de uma formulação mais típica hidropônico e tentar manter a forma precipitado formando. Eu ainda não conheço ninguém que tenha feito isso com sucesso.

Isto tem implicações para a compra de nutrientes na forma líquida. Para a compra da solução nutritiva concentrada eu reco consertar um produto de duas partes. Se você quer uma mistura única peça, verifique a etiqueta como sugerido anteriormente. Se isso parece ser uma hidrelétrica típica formulação Ponic ele provavelmente terá precipitado. É essencial para agitar o produto bem, imediatamente antes de deitar ing-lo em seu tanque de trabalho. Isso, então, dá-lhe alguma chance de conseguir uma solução equilibrada de nutrientes. Falha ao fazer isso vai dar uma solução de fosfato deficiente, o que irá resultar em muito atrofiado tomate roxo, por exemplo.

Nutrição em sistemas abertos e fechados
A Tabela 1. Comparação da composição de nutrientes da zona radicular ea equiv alent recirculado e não recirculado soluções feed.



Notas: (a) rectificado a mesma força para cada solução para o efeito comparação com.
(B) Os totais para as colunas só - não indicar ppm TDS total.
(C) Com base nas "soluções de nutrientes para os vegetais e flores cultivadas em água ou em substratos de 1992". Sonneveld & Straven, Glasshouse Naaidwijk Crops Research Station.

Existem dois tipos fundamentais de sistemas de hidroponia, principal mente aberta e fechada. A formulação de rações de nutrientes diferem consideravelmente e eu discutimos isso aqui. Outros aspectos do envelhecimento do homem, estes sistemas serão abordados em partes posteriores desta série.

Em sistemas fechados, a solução nutritiva é recirculada. Eles podem ser exploradas de forma contínua como com o filme Nutrient Technique (NFT), ou de forma intermitente como com a inundação e sistemas de drenagem. Em sistemas fechados, a solução nutritiva é recirculada. Eles podem ser exploradas como con tinuamente com o Nutrient Film Technique (NFT), ou de forma intermitente como com a inundação e sistemas de drenagem. Em sistemas fechados, a solução nutritiva não é reciclada. Também conhecido como correr para resíduos de sistemas, que utilizam irrigação por gotejamento de mídia sem solo, em recipientes.

Nutrição em sistemas fechados
Um fundo simplificado para as diferenças nutricionais entre alimentos para estes sistemas é a seguinte:

Uma planta saudável irá assumir o equilíbrio de nutrientes que exige forneceu a solução ao redor das raízes não contém nada em um nível deficiente ou tóxicos. Em um sistema totalmente fechado, o uso somente de nutrientes é o que a planta absorve. se a solução nutritiva na zona radicular é permanecer em dade bal, então o que é alimentada em dade deve ter exatamente o mesmo bal como a absorção da planta. Se não, a solução dentro do sistema fica fora de equilíbrio e continua a sair mais de equilíbrio. Se isso acontecer e depois a solução deve ser eliminado do sistema.

O conceito muitos acham difícil de entender é que a solu ção no sistema pode ter um equilíbrio calmo diferentes para a solução de alimentação. Consulte o guia holandês números na Tabela 1.

A "solução zona de raiz" é o mesmo para ambos os ing recirculat e não-recirculação feeds.

Por que é diferente para as soluções de alimentação? A resposta está relacionada com a taxa de captação. Para as taxas de crescimento é necessário que haja a absorção de nutrientes máximo. No entanto, upta e é mais difícil e lento para alguns nutrientes do que para outros. Aumentar a força de uma solução de raiz da zona para que esses nutrientes irão aumentar a força motriz e aumentar a sua taxa de absorção.

Técnicas fundamentais para todos os Sistemas de Gestão
Exemplo regularmente, diariamente preferível. Amostra da alimentação e, principalmente, a solução ao redor das raízes da planta (ou o run-off em sistemas abertos).

Analise todas as amostras para o pH e, principalmente, CE.
Ocasionalmente obter uma análise química completa feito. Se necessário ed isto poderia ser associado a uma análise foliar.

Registre os resultados em um diário. Ção incluem informação, tais como condições meteorológicas, o desempenho das culturas e dos sintomas, pragas, doenças.

Gerenciar prestando atenção para as tendências e adapta suavemente para corrigi-los. Tente evitar tomar medidas severas.

Referindo-se a Figura 1, compare recirculação da solução de alimentação, que é a absorção pelas plantas reais, com a solução de zona de raiz. Cálcio, magnésio e enxofre são muito superiores, até o dobro da força do animal. Estes são os nutrientes que têm uma absorção lenta. Em comparação, o azoto é sobre a mesma força, mas o potássio é menor indi cando uma absorção mais rápida. Finalmente, fosfato e, em especial. amônio são muito mais baixos para compensar a sua absorção muito rápida. na captação de amônio fato é tão rápido que a sua con centração pode muito bem cair para quase zero.

O equilíbrio pretendido na zona da raiz pode ser construída gradualmente ou pode ser feito com uma solução especial para iniciantes. soluções para iniciantes será obviamente maior do que o normal em cálcio, magnésio e enxofre.

Nutrição em sistemas abertos
Com a alimentação não recirculado não há absorção pelas plantas só, mas run-off também. A alimentação é, portanto, forma parte entre a captação e fornecimento de fornecer a força necessária raiz solução zona. Até o momento ele é executado de que construiu até o necessário equilíbrio no médio prazo.

Se adequado e run-off é mantido em seguida, qualquer desequilíbrio dade sai com ele. Por esta razão, a composição da alimentação está longe de ser tão vital quanto com o sistema de recirculação. Portanto, a gestão de nutrientes é muito mais fácil em um recir não culating sistema. Esta é uma razão importante pela qual até o pré enviou mais de 90% dos sistemas do mundo são os sistemas de hidroponia tipo aberto.

As duas próximas partes desta série irá lidar com o gerenciamento detalhado de cada um dos sistemas do tipo abertas e fechadas.

Nenhum comentário: