segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fatores a serem considerados na escolha do local para construção da estufa

Fatores a serem considerados na escolha do local para construção da estufa

Ventos: recomenda-se que o comprimento da estufa seja posicionado de forma a oferecer a menor resistência possível aos ventos fortes, geralmente os ventos predominantes vem do quadrante sul, então as estufas devem ser orientadas no sentido do eixo Norte-Sul. Para maior segurança pode-se fazer o plantio de "quebra-vento", com a utilização de árvores ou arbustos (sansão-do-campo, bambu, guandu, etc.), objetivando com isto a diminuição da velocidade do vento, respeitando-se uma distância mínima para que não ocorra sombreamento da cultura.
Topografia: o ideal é que procuremos localizar a instalação da estufa em local plano. Caso contrario deve-se proceder a terraplanagem do local (aumento do custo), e procurar modelo de estufa adequado a topografia.

Incidência de luz: a instalação da estufa no sentido Leste-Oeste favorece melhor aproveitamento da luminosidade. Se a região tiver incidência de ventos fortes a prioridade deve ser a construção no sentido do vento predominante, pois podem provocar danos a estrutura da estufa.

Ventilação: locais ventilados são recomendados para que se tenha um bom controle de temperatura, umidade relativa do ar no interior da estufa e taxa de CO2 (elemento químico de extrema importância para o desenvolvimento de vegetais).

Disponibilidade de água: a água é de fundamental importância para a estufa, deve ser proveniente de poços rasos, semiartesianos ou nascente conhecida, livre de contaminação por agrotóxicos, esgoto doméstico ou industriais, deve ser neutra. Recomenda-se fazer uma análise de laboratório, pra se ter certeza da qualidade da água. De preferência que a fonte esteja próxima às estufas.

Tipo de solo: quanto aos solos, a principio não há restrição, desde que sejam profundos. Devem ser evitados solos muito pedregosos ou que encharquem facilmente. Para se conhecer melhor a fertilidade do solo deve-se fazer a análise química, pois é através dela que um Agrônomo poderá indicar a calagem e adubações necessárias à cultura.

Acesso ao local: as hortaliças em geral, além de perecíveis, tem "hora marcada" para chegar ao seu destino, necessitando portanto de bons acesos para um transporte rápido e eficiente.

Nenhum comentário: