domingo, 20 de junho de 2010

Substrato ou substrato para hidroponia

Na aula anterior, explicamos que para fazer uma horta hidropônica popular há uma abundância de recipientes adequados, de diferentes tamanhos, materiais e preços. Nesta aula vamos trabalhar para ver que tipos de substratos ou meio de cultura para ser usado e quais são suas principais características e formas de utilização. Em todos os países e disponibilidade de lugares de materiais descartados ou que algumas indústrias de que a natureza oferece em abundância e econômico.


Características de um bom substrato
Os substratos devem ter alta resistência ao desgaste e resistência e de preferência não minerais solúveis não devem alterar o equilíbrio químico da solução nutritiva a ser aplicado (como explicado abaixo).O material não deve ser portador de qualquer forma de vida de macro ou micro-organismo, para reduzir o risco de propagação de doenças ou causar danos às plantas, pessoas ou animais que comem.

A melhor coisa para um bom substrato é:
- As partículas de plasma tem uma dimensão não inferior a 0,5 e não superior a 7 mm
- Para manter uma boa quantidade de umidade (veja a capacidade de retenção de diferentes materiais no solo, em anexo II), mas que também facilita a remoção do excesso de água que pode cair com a irrigação ou chuva
- Não reter muita umidade na superfície
- Não decompor-se ou degradam facilmente
- De preferência com cor escura
- Não contendo nutrientes
- Que não contêm microrganismos nocivos à saúde humana ou vegetal
- Não contendo resíduos humanos ou industrial
- Quais são abundantes e de fácil acesso, transportar e manusear
- Que são de baixo custo.
- Elas são leves (veja a densidade de diferentes substratos para o Anexo III).
Os materiais já foram testados em vários países da América Latina e Caribe, a maior parte desses requisitos são classificados como segue:

De substratos orgânicos
- Casca de arroz
- Serragem e aparas de madeira cortada amarelo. Ao utilizar resíduos (serragem) de madeira, é melhor do que o pinho ou madeira vermelha, porque eles contêm substâncias que podem afetar as raízes das plantas. Se só é possível obter material destas madeiras, lavado com água para serragem ou lascas de madeira e deixa-se fermentar durante algum tempo antes de usar. Não deve ser utilizado em um montante superior a 20 por cento da mistura total.Se utilizando casca de arroz, é necessário lavá-lo, deixá-lo fermentar bem, umedeça antes do plantio ou transplantio em 10-20 dias, dependendo do clima da região (menos dias para climas mais quentes) (ver vídeo). As características químicas e propriedades físicas e os benefícios do farelo de arroz estão descritos no Anexo IV.
Substratos de origem inorgânica
- A queima do carvão escória
tuff - Escória vulcânica ou
- Arenas de rios ou córregos que não têm alto teor de sal limpa
- Cascalho fino
- Maicillo.
Ao utilizar escórias de carvão, tufos vulcânicos e areia dos rios, estes materiais devem ser lavados quatro ou cinco vezes em grandes recipientes para granel para remover todas as partículas minúsculas que flutuam. O substrato e é capaz de ser usado quando a água de lavagem sai clara. Se as quantidades de substrato são necessários são muito grandes, então você deve usar Arner ou calças para lavar, para reter as partículas maiores do que meio milímetro. Devem também excluídos aqueles com maior do que 7 mm. O excesso de partículas com tamanhos inferiores ao mínimo indicado dificultar a drenagem do excesso de água e, portanto, aeração das raízes limitado. Tamanhos maiores impedir a germinação de sementes pequenas, como aipo e alface, e também em consonância com o substrato. Isso limita a retenção de umidade ea formação correta dos bulbos, tubérculos e raízes.

Algumas escórias de carvão ou de vulcões têm níveis muito elevados de acidez e de algumas áreas (como as areias do mar) têm muito baixa (eles são alcalinos). Estes materiais devem ser lavados cuidadosamente, até que as substâncias que as tornam muito ácidas ou muito básicas.
Se você não pode colocar-se com esses materiais lavar os níveis de ácido ou ligeiramente ácido perto de neutro (pH 6,5-7,0) é preferível excluí-los e usar os outros. Isso é preferível a afetar a eficiência de soluções nutritivas para ser implementado e, portanto, o desenvolvimento de culturas de HHP.

Misturas
Todos os materiais acima podem ser usados isoladamente. No entanto, algumas misturas deles foram testados com sucesso em diferentes proporções, para crescer mais de 30 espécies de plantas.
A mistura recomendada ao abrigo destes testes
em vários países da América Latina e no Caribe são os seguintes:
- 50% de casca de arroz com 50% de escória de carvão
- 80% de casca de arroz com 20% de serragem
- 60% de casca de arroz com 40% de areia de rio
- 60% de casca de arroz com 40% de cinzas.
O sistema HHP com substrato sólido, a raiz da planta cresce e absorve água e nutrientes que são aplicados diariamente à mistura de materiais sólidos.
No método da flutuação raiz substrato ou líquido, a água é utilizada para o mesmo fim, permitindo o desenvolvimento de raízes ea absorção de água e nutrientes adicionais. Este sistema só é recomendado para o cultivo de diferentes variedades de alface, salsão e manjericão. Outras culturas têm sido testados, mas os resultados não foram satisfatórios em todos os lugares, por isso prefiro não generalizar a recomendação. Sistemas de cultivo em meios sólidos ou líquidos são explicadas em detalhe em cinco classes.

Nenhum comentário: