domingo, 7 de novembro de 2010

Aruana - vegetais cultivados intensivamente, isentos de agrotóxicos

Aruana - Alface Hidroponico e Palmito Pupunha

Nos dias de hoje, é raro falar-se de produtos vegetais cultivados intensivamente, isentos de agrotóxicos. Pois estaremos sempre sujeitos ao desenvolvimento de pragas das mais variadas espécies, e cabe a nós eliminar ou reduzir ao mínimo essas pragas, necessitando usar vários artifícios, sendo que a utilização de agrotóxicos é um deles.

É um erro afirmar que todos os agrotóxicos são danosos à saúde humana. Lembremo-nos que, o veneno que mata, também cura, desde que devidamente utilizado. O envenenamento provocado pela mordida de uma cobra, é curado pela ingestão controlada do veneno da própria cobra.
Existem agrotóxicos naturais e artificiais, sendo que os naturais, regra geral, não são danosos ao ser humano.

Quando as pragas produzem seus efeitos antes da colheita das plantas, é necessário o uso de agrotóxicos, e dentre estes, os hidroponistas utilizam sempre os naturais, ou, em doses homeopáticas, os artificiais inorgânicos. As doses de agrotóxicos utilizados na Hidroponia, quando necessários, o que é um fato raríssimo, são na ordem de um décimo ou um centésimo por cento daquelas usadas na hoje tão falada Agricultura Orgânica, ou mesmo na agricultura convencional.

Eis porque, geralmente se diz, que na Hidroponia não se usam agrotóxicos, o que, até certo ponto, é uma verdade

Nenhum comentário: